Tópicos da publicação

Evitar acidentes no trânsito é complicado. O cenário no Brasil é preocupante em relação aos acidentes de trânsito. Mais de 1 milhão de acidentes foram registrados no país em 2024, e quase 35 mil mortes decorrentes dessa situação em 2023.

E o que mais preocupa é que a maioria são causados por negligência de motoristas. As principais causas são o uso do celular ao volante, excesso de velocidade, consumo de álcool ou drogas antes de dirigir, falta de atenção e desrespeito às leis de trânsito, e manutenção inadequada do veículo.

Essa falta de uma direção preventiva e defensiva tem gerado muita preocupação, pois os acidentes seguem uma tendência de alta conforme os dados observados desde 2020.

E além de colocar em risco a sua vida e a do outro, os acidentes podem te causar um prejuízo financeiro gigante. Por esse motivo, trouxemos 7 dicas para evitar acidentes no trânsito.

 

Como evitar acidentes no trânsito

Mantenha total atenção no trânsito

Evite distrações enquanto dirige, como o uso do celular, comer ou beber algo, ajustar GPS ou rádio com o carro em movimento, animais soltos dentro do carro, entre outras distrações.

Sempre olhe os retrovisores e não esqueça de checar os pontos cegos, tomando cuidado principalmente com pedestres, ciclistas e motociclistas.

A maioria das ruas não possuem ciclovia, então em casos de espaço menor, e se possível, dê espaço para quem está de bicicleta. O mesmo vale para motos que costumam passar nos corredores entre os carros, por mais que esteja errado, dê passagem sempre que possível para evitar batidas.

 

Respeite os limites de velocidade

Os limites de velocidade das vias existem por algum motivo, então respeitar os limites é garantir que você está evitando que aconteça algum acidente. Se o limite é 40 km/h e você está a 80 km/h e sofre um acidente, inclusive, os riscos de algo mais grave e um grande estrago são muito maiores do que se estivesse a 40 km/h.

Em vias molhadas o risco é ainda maior, pois a rua fica mais escorregadia, aumentando as chances de perder o controle do veículo.

 

Sinalize sempre

O uso das setas pode evitar colisões, brigas de trânsito, reações inesperadas de outros motoristas, atropelamento de pedestres e ciclistas, além de multas e penalizações.

Um trânsito seguro depende da colaboração de todos, mas mesmo que os outros motoristas não colaborem, fazer sua parte pode evitar qualquer contratempo.

 

Nunca dirija sob efeito de álcool ou drogas

Essas substâncias deixam os reflexos mais lentos, reduz a visão, traz uma falsa confiança, diminui a coordenação motora, e pode causar muito sono ou desatenção. Algumas substâncias podem até causar alucinação, afetando totalmente sua percepção da realidade.

E esses efeitos acabam colocando sua vida e de outras pessoas em risco. Sempre prefira pegar um táxi, transporte por aplicativo ou um motorista da rodada.

 

Respeite semáforos e faixas de pedestres

Os semáforos servem exatamente para evitar acidentes e organizar o fluxo de trânsito, de forma que proteja os pedestres e mantenha um trânsito mais eficiente e seguro. Respeitar os semáforos é uma das maiores prevenções de acidentes, e inclusive você paga uma multa caso ultrapasse o sinal vermelho.

Além dos semáforos, muitos não respeitam a faixa de pedestres. O pedestre tem prioridade no trânsito e é a parte mais vulnerável e frágil no trânsito, então sempre que tiver uma faixa de pedestre, o ideal é parar para que o pedestre atravesse a rua.

 

Faça manutenção regular do carro

A manutenção regular e correta do carro também pode evitar inúmeros acidentes, envolvendo outras pessoas ou não. Pneus carecas, por exemplo, aumentam o risco de aquaplanagem, fazendo com que você perca o controle do veículo.

Checar pneus, freios, luzes e óleo, por exemplo, também são detalhes que podem evitar com que seu carro dê problema e possivelmente cause um acidente.

 

Pratique direção defensiva

Praticar direção defensiva é antecipar condições adversas ou possíveis erros de outros motoristas, para estar preparado para imprevistos e evitar acidentes.

Evite ultrapassagens perigosas, e mantenha sempre uma distância segura do veículo à frente. Essa distância faz com que dê tempo de ter uma reação a freadas repentinas ou condições adversas. A recomendação é de pelo menos 2 segundos de distância e, em casos de chuva ou baixa visibilidade, pelo menos 4 segundos.

Quanto mais prudente e atento você for, menores as chances de causar um acidente.

 

A segurança no trânsito depende de cada motorista

A verdadeira segurança no trânsito só existirá se cada motorista colaborar e agir de forma prudente.

Claro que existem situações inevitáveis e adversas, mas quanto mais atenção ao trânsito e menos negligências, mais o número de acidentes vai diminuir. Mas lembre-se sempre que pequenos hábitos fazem uma enorme diferença na prevenção de acidentes de trânsito.

Reforce sua segurança

Para reforçar sua segurança, você pode ter um seguro auto. Com ele você consegue dirigir com mais tranquilidade e confiança no dia a dia, e tem o suporte caso algo aconteça.

O Seguro Auto da BP tem opções personalizadas para atender às suas necessidades, e com um preço que cabe no seu bolso. Fale com um corretor e conheça os planos.

7 dicas para evitar acidentes no trânsito

dicas para evitar acidentes no trânsito